quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vivo exemplo e superação: O caso de Qian Hongyan


O fortalecimento da estrutura familiar tem sido mandido pelo povo chinês por milênios. As mudanças na sociedade chinesa foram menores e menos consistentes do que as reivindicações dos porta-vozes oficiais. O país mais povoado do mundo e o terceiro maior em área com aproximadamente 9,6 milhões de quilômetros quadrados. Com 1,3 bilhões de habitantes, o que equivale a um quinto da população mundial, a China volta a mostrar o poder de sua força, com as atividades de reestruturação das principais cidades chinesas, transformadas em verdadeiras megalópoles modernas e desenvolvidas, o que fez do país o maior canteiro de obras do globo. O mundo pôde ver e sentir isso durante as Olimpíadas ocorridas em Pequim no ano de 2008. A impecável organização e as magníficas instalações fizeram daquele evento o espetáculo esportivo mais impressionante da história. Claro que não existem apenas motivos de exaltação. Parte da população chinesa ainda vive na pobreza.
Apresentamos neste Clipping duas histórias de superação de dois integrantes do povo daquele país. Com certeza muitos leitores-internautas já souberam, ou receberem e-mails sobre ambos. Achei oportuno que suas histórias fossem apresentadas lado a lado. Creio que irá auxliar ou se preferirem, servir de exemplo para muita gente.


O caso de Qian Hongyan

Em 2008 os jornais noticiaram como vivia Qian Hongyan, uma garota chinesa que foi forçada a usar uma bola de basquete como prótese para o corpo, tem inspirado milhões de pessoas em todo o mundo com a sua ambição em competir como uma nadadora nas Olimpíadas Paraolímpicas de 2012, em Londres. Ela nada nada cerca de 2000 metros diariamente. Sua história começa aos 3 anos de idade quando sofreu um acidente, para garantir a sua sobrevivência os médicos se viram obrigados a amputar suas pernas. A família de Qian que vive em Zhuangxia, na China, sem condições financeiras de dar-lhe uma prótese moderna, mesmo assim a menina não desanimou passando a usar, durante anos, uma bola de basquete como prótese. Auxiliada por dois suportes de madeira conseguiu se adaptar e locomover com certa agilidade. Qian atualmente aos 12 anos, já utiliza um bom par de pernas da moderna prótese, mas ainda gosta de usar a bola de basquete de tempos em tempos dizendo ser mais fácil usr a bola para entrar e sair da piscina.

Site em ingles:
http://www.weirdasianews.com/2008/12/22/qian-hongyan-basketball-girl/

(Leia o clipping anterior sobre o caso de Peng Shuilin).

Nenhum comentário: